BR-163/230/MT/PA

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Leilão
Contrato

Informações do projeto

  • Prazo:

    10 anos, prorrogáveis por mais 2 anos

  • Extensão:

    1.009,52 km

  • Investimento previsto (Capex):

    R$ 1,87 bilhão

  • Custos operacionais previstos (Opex):

    R$ 1,2 bilhão

  • Taxa Interna de Retorno (TIR):

    8,47%

  • Critério de julgamento do leilão:

    menor tarifa de pedágio

  • Audiência Pública:

    Link para AP: 15/2019

  • Empregos:

    28.635 (diretos, indiretos e efeito-renda)

Este sistema rodoviário integra as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, compreendendo um total de 1.090,52 km. É um dos principais corredores para escoamento da safra de grãos e elemento fundamental para o desenvolvimento da região. Viabiliza o escoamento de áreas produtoras, fomentando a economia de 13 municípios em duas unidades federativas.

O projeto consiste na proposta de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do trecho da Rodovia BR-163/MT, entre a divisa PA/MT ao entroncamento MT-220, no município de Sinop; trecho da Rodovia BR-163/PA, entre o entroncamento com a BR-230/PA e a divisa PA/MT; trecho da Rodovia BR-230/PA, entre o entroncamento com a Rodovia BR-163/PA e a travessia do Rio Tapajós.

Obras – De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias promovidas deverão ocorrer até o 5º ano da concessão, incluindo 42,87 km de faixas adicionais, 30,24 km de vias marginais, acessos definitivos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, 8 novos dispositivos de interconexão em desnível, 7 passarelas de pedestres, implantação de 340 km de acostamentos, entre outros.

Atendimento – Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.

Praças de Pedágio – Estão previstas três praças de pedágio distribuídas da seguinte forma: 

  • Itaúba/MT (km 920+600)

  • Guarantã do Norte/MT (km 1.090+600)

  • Trairão/PA (km 642+400)

Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:

  • Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico

  • Pontos de parada para caminhoneiros

  • Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão

Notícia de aprovação do edital: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-aprova-edital-de-concessao-da-br-163-230-mt-pa

 

 

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