Mercosul

Esta página reúne informações necessárias para o processo de integração de informações de transportes no Mercosul, no âmbito da ANTT, envolvendo Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. Neste primeiro momento foi desenvolvida a plataforma de integração relacionada ao transporte rodoviário internacional de cargas e testes estão também sendo realizados entre os países.

Preparamos um vídeo tutorial sobre esse projeto, que visa melhorias significativas na eficácia dos trâmites necessários para o transporte internacional. O vídeo está disponível clicando a seguir:

Tutorial Webservice Mercosur - en español

Objetivo da integração das informações de transportes entre os países que que fazem parte do bloco do Mercosul é manter o cadastro, renovação e cancelamento das licenças originárias e complementares, necessárias para o transporte internacional de cargas e passageiros, incluindo a movimentação de frota e demais regras estabelecidas no ATIT (Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre), trazendo celeridade e desburocratização do processo de emissão de licenças que atualmente ocorre através de envio de fax e e-mail.

O banco de dados do MERCOSUL servirá de registro das informações supra citadas emitidas pelos países integrantes, para que os sistemas TRIC (Transporte Rodoviário Internacional de Cargas - SUROC) e SGA (Sistema de Gerenciamento de Autorização - SUPAS) possam consultá-las para devidas validações.

Modelo atual

 

Modelo discutido no âmbito do MERCOSUL

 

 

Etapas para integração com o Brasil

Etapa 1

De posse do usuário e senha enviados preliminarmente, acesse o endereço: https://mercosulapi-hml.antt.gov.br e obtenha a chave de acesso para autenticar no serviço.

Etapa 2

Para realizar a simulação do consumo do WebService, acesse a API: https://appservices-hml.antt.gov.br/mercosulapiservices/api/doc e insira a chave de acesso obtida na etapa 1.

Etapa 3

Para consultar as informações enviadas, acione o botão do país correspondente no API.

  • Realização de testes com as Licenças Complementares.

 

  • Acordar sobre o desenvolvimento do Método Viagem Ocasional.

 

  • Divulgação dos respectivos endereços dos ambientes de produção.