BR-163/MT inicia prestação de serviços ao usuário

A partir de 20/9, quem utilizar a BR-163/MT, no trecho que liga os municípios

Publicado em 19/09/2014 15:52 | Atualizado em 19/09/2014 12:52
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A partir de 20/9, quem utilizar a BR-163/MT, no trecho que liga os municípios de Itiquira (MT) e Sinop (MT), terá à sua disposição serviços como socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar. Os benefícios estão determinados no contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os 850,9 quilômetros sob responsabilidade da concessionária Rota do Oeste passam a contar com ambulâncias, guinchos, caminhões-pipa e de apreensão de animais, bases de atendimento aos usuários e inspeção de tráfego. Todos os serviços estarão disponíveis durante 24 horas por dia e podem ser solicitados, gratuitamente, pelo telefone 0800-0650163.

Veja as os serviços disponíveis:

Atendimento pré-hospitalar
Um total de 18 ambulâncias ficará de prontidão para atender vítimas de acidentes ao longo da BR-163/MT. Dessas, cinco são UTIs Móveis, que possuem, em sua tripulação, um médico, um enfermeiro e um motorista socorrista.

Inspeção de Tráfego
A cada 90 minutos, uma viatura da concessionária inspecionará o tráfego para evitar acidentes ou acionar o socorro rapidamente, caso necessário. Serão, no total, 19 veículos de inspeção.

Socorro Mecânico
Este serviço está à disposição ao longo de todo o trecho concedido da BR-163/MT. São 18 guinchos leves para veículos de passeio, e oito pesados para caminhões e carretas a postos para prestar o adequado atendimento aos usuários.

Caminhão para apreensão de animais
Cinco veículos possuem capacidade para fazer a captura de animais de grande porte que circulam pela rodovia ou que estejam feridos. Esses animais serão apreendidos e levados para o local mais adequado.

Caminhões Pipa
Cinco caminhões pipa serão utilizados no combate ao fogo às margens da rodovia ou na lavagem da pista, quando necessário.

Bases SAU de atendimento
Os usuários poderão contar com 18 bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) localizadas ao longo de todo o trecho concedido. Elas estão instaladas a cada 50 quilômetros e antes de cada uma haverá placa para comunicar a presença de um ponto de atendimento.

As bases abrigam as equipes e seus instrumentos de trabalho que atuam na BR-163/MT e também atendem os usuários que precisam fazer algum comunicado, sugestões ou reclamações.

Concessão – A BR-163/MT foi leiloada em dezembro de 2013 e a concessionária Rota do Oeste venceu a concorrência com um deságio de 52% sobre a tarifa-teto de pedágio. Antes da cobrança, no entanto, a concessionária deverá finalizar 10% da duplicação de 453,3 quilômetros da rodovia. As obras foram iniciadas em junho deste ano.

A duplicação da rodovia em Mato Grosso é uma demanda antiga da população e dos setores produtivos do estado. Por dia, cerca de 70 mil veículos trafegam pela rodovia, dos quais 68% são de carga, o que torna a BR-163 o principal corredor para o escoamento da produção do agronegócio no Centro-Oeste.

 

SERVIÇOS OPERACIONAIS EM NÚMEROS

Guinchos leves

18

Guinchos pesados

08

Ambulâncias de resgate

13

UTIs Móveis

05

Veículos de inspeção

19

Caminhões-pipa

05

Veículos de apreensão de animais

05

Bases de atendimento ao usuário

18

Centro de controle operacional

01

Ouvidoria

0800-0650163