ANTT apreende 10 veículos em ação de combate ao transporte pirata

A equipe de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Publicado em 29/07/2014 15:38 | Atualizado em 29/07/2014 12:38
| Compartilhe:

A equipe de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na manhã desta terça-feira (29/07), uma Operação Conjunta de Combate ao Transporte Clandestino no DF e Entorno. A ação teve como objetivo tirar de circulação os operadores de transportes irregulares do Distrito Federal e seu entorno. Foram abordados 50 veículos entre vans, ônibus e carros de passeio, dos quais 10 foram flagrados fazendo transporte irregular. Os veículos foram apreendidos e encaminhados aos pátios credenciados pela ANTT. A ação teve início às cinco da manhã e se estendeu até as 11 horas.

A fiscalização ocorreu em dois pontos distintos do Distrito Federal, na DF003 e na DF290. Além da equipe da ANTT, também participaram da operação a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle do Distrito Federal (SUFISA), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF), a Polícia Militar (PMDF) e a Força Nacional.

Entre as irregularidades encontradas, estão a falta de permissão para executar o transporte interestadual; ausência de equipamento obrigatório de segurança; o tráfego com veículo que apresenta defeito em equipamento obrigatório, como pneu careca, problema em parte elétrica, extintor vencido ou descarregado e demais itens que colocam em risco a segurança dos passageiros; o tráfego com veículo sem documento de porte obrigatório; motoristas sem autorização para condução de veículos de transporte coletivo.

As ações de fiscalização da ANTT são constantes e têm sido intensificadas desde março deste ano, quando entraram em vigor das novas medidas instituídas pela resolução 4.287/2014, que prevê, entre outras coisas, apreensão, por 72 horas, de veículo flagrado realizando transporte clandestino de passageiros.

O passageiro que observar qualquer irregularidade pode fazer uma denúncia à Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166, pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br, na aba Fale Conosco do site da Agência (www.antt.gov.br) ou pessoalmente, nos pontos de atendimento da ANTT.