Transnordestina Logística S.A.

A então Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) obteve a concessão da Malha Nordeste, pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A., no leilão realizado em 18 de julho de 1997. A outorga dessa concessão foi efetivada pelo Decreto Presidencial de 30/12/97. A empresa iniciou a operação dos serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em 1º dia do ano de 1998.

Por meio da Resolução ANTT nº 1.572, de 10 de agosto de 2006, a diretoria da ANTT aprovou a operação de incorporação da empresa Transnordestina S.A. pela Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN, passando a titularidade da concessão para a empresa Transnordestina Logística S.A (TLSA).

Posteriormente, a Resolução ANTT nº 4.042, de 22 de fevereiro de 2013, autorizou a operação de cisão da Concessão para exploração e desenvolvimento do serviço público de transporte ferroviário de carga na Malha Nordeste, com a consequente constituição de duas companhias abertas, tendo uma por objeto a operação da malha composta pelos trechos São Luiz - Mucuripe, Arrojado - Cabedelo e Macau - Recife (Malha I), que coube à Ferrrovia Transnordestina Logística S.A (FTL); e a outra a construção e operação da expansão da malha Nordeste, composta pelos trechos Missão Velha - Salgueiro, Salgueiro- Trindade, Trindade - Eliseu Martins, Salgueiro - Porto de Suape e Missão Velha - Porto de Pecém (Malha II), sob responsabilidade da Transnordestina Logística S.A (TLSA).

Em consequência, em 22 de janeiro de 2014, foi assinado entre a ANTT e a TLSA o Contrato de Concessão da chamada Malha II, tendo por objeto a exploração e desenvolvimento do serviço público de transporte ferroviário de cargas da MALHA NORDESTE nos trechos Missão Velha – Salgueiro, Salgueiro – Trindade, Trindade – Eliseu Martins, Salgueiro – Porto de SUAPE e Missão Velha – Pecém.

Outras informações em www.csn.com.br.

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