AB

SICFER

SICFER

O Sistema de Custos Referenciais Ferroviários (SICFER) foi criado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Deliberação 985/2019, como sistema de custos referenciais ferroviários no âmbito da Agência.

O SICFER realiza pesquisas de preços de insumos mais completa nas unidades da federação servidas por ferrovias, tornando imprescindíveis para elaborar os orçamentos das obras com valorações aderentes ao mercado.
 
O SICFER é composto por três módulos principais: 

  • Composições de Custos Unitários (CCUs) – Estas composições apresentam os custos referenciais para a elaboração de orçamentos de projetos ferroviários. Assim, contemplam as referências de preço, metodologia e produtividade de equipamentos, materiais e mão de obra envolvidas nos principais serviços ferroviários. 
  • Pesquisa de preços – A pesquisa de preços responde pelos preços e custos unitários dos insumos utilizados nas CCUs. Uma vez que os preços dos insumos podem sofrer grandes variações em função de sua localização geográfica ou temporal, o estabelecimento de uma rotina de pesquisa de preços baseada em metodologia confiável é fator preponderante para a qualidade das CCUs publicadas. 
  • Estudos Especiais – Os estudos especiais foram concebidos para complementar o SICFER e vêm suprir eventuais necessidades de melhoramentos do sistema. Até o presente momento, foram desenvolvidos estudos especiais que passaram a compor as CCUs do SICFER ou geraram um módulo à parte dentro do sistema. Dentre eles, destacam-se as metodologias de pesquisa de preços de mão de obra e o Fator de Interferência de Tráfego Ferroviário (FITF), que visa traduzir a realidade de obras ferroviárias que sofrem a influência do tráfego ferroviário. 

A criação do sistema contou com o processo de participação social e do mercado através de Reunião Participativa nº 4/019, é de uso obrigatório pelas concessionárias de transporte ferroviário de carga, no que tange aos estudos e às análises de projetos e investimentos ferroviários. 

Para dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato pelo e-mail: sucon@antt.gov.br.

Comunicados

Custos Referenciais

SICFER

Janeiro/2021

Outubro/2020

Julho/2020

Abril/2020

Janeiro/2020

Outubro/2019

Julho/2019

Abril/2019

Janeiro/2019

Voltar ao topo
Olá! Sou a Tetê.
Como posso te ajudar?