ANTT aprova relatório final das AP’s sobre autorizações ferroviárias
Conteúdos do Portal AR (janeiro de 2022)
null ANTT aprova relatório final das AP’s sobre autorizações ferroviárias
ANTT aprova relatório final das AP’s sobre autorizações ferroviárias
Agência regulamenta o art. 25 da Lei nº 14.273/2021 e o seu respectivo contrato de adesão
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na Reunião de Diretoria realizada nesta quinta-feira (1º/9), os relatórios finais das Audiências Públicas nº 4 e 5/2022, que tiveram o objetivo de colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da minuta de Contrato de Adesão para formalização de outorgas por autorização para exploração de ferrovias (AP 4/2022), bem como para o aperfeiçoamento da proposta de regulamentação do art. 25 da Lei federal nº 14.273/2021, que trata do processo de autorização ferroviária (AP 5/2022).
AP 4/2022 - Contrato de Adesão
A nova minuta do Contrato de Adesão será publicada, em breve, no Diário Oficial da União, e conterá todas as alterações provenientes das análises realizadas, bem como ajustes de redação, realocação de dispositivos para seções mais adequadas e demais alterações para promover maior clareza ao instrumento contratual.
O novo Contrato de Adesão apresenta algumas inovações, das quais destaca-se o mecanismo de solução para requerimentos de autorização ferroviária que venham a se sobrepor à faixa de domínio de ferrovia já requerida e ainda não outorgada. O mecanismo busca solução amigável entre os requerentes, a fim de que se possibilite a implantação de ambos os empreendimentos.
AP 5/2022 - Autorização Ferroviária
A nova norma regulamenta o processo administrativo de requerimento para exploração de novas ferrovias, pátios ferroviários e demais instalações acessórias, mediante outorga por autorização. Buscou-se aproveitar as diretrizes da minuta de contrato de adesão utilizada durante a vigência da Medida Provisória nº 1.065/2021, adequando-a às normas da Lei nº 14.273/2021, entre elas o fato de a ANTT figurar como parte, e não como interveniente.
A resolução será publicada, na íntegra, em breve no Diário Oficial da União.
Com informações da Assessoria de Comunicação