• Prazo:

    prorrogação por mais 30 anos, a partir de 01/07/2027

  • Extensão:

    892 km

  • Investimento previsto (Capex):

    8,22 bilhões

  • Custos operacionais previstos (Opex):

    R$ 20,69 bilhões

  • Outorga:

    R$ 406 milhões

  • Audiência Pública:

     009/2018

  • Status do projeto:

    Termo aditivo assinado em 18/12/2020

  • Empregos:

    138.874 mil (diretos, indiretos e efeito-renda)

A Estrada de Ferro Carajás, com 892 km de extensão, liga o Porto de Itaqui, no Maranhão, às províncias minerais da Serra dos Carajás, no estado do Pará. Trata-se de uma ferrovia de alta capacidade, construída em bitola larga (1,60 m) e quase toda duplicada, tendo como principal produto transportado o minério de ferro. Em Açailândia/MA conecta-se à Ferrovia Norte-Sul Tramo Norte, o que permite que as mercadorias com origem nesta última possam acessar o Porto de Itaqui. Recentemente, foi concluído o projeto S11D, por meio do qual foram acrescentados mais 101 km de linhas à ferrovia. A Estrada de Ferro Carajás também realiza o transporte regular de passageiros entre São Luiz/MA e Parauapebas/PA, com três trens semanais em cada sentido.

Os benefícios esperados a partir da prorrogação do contrato atual, por mais 30 anos, serão a obrigatoriedade de investimentos em segurança e o aumento de capacidade.

As principais mercadorias movimentadas em 2018, em milhares de toneladas úteis, foram:

  • Minério de ferro, 202.379
  • Manganês, 1.137
  • Ferro gusa, 461
  • Combustíveis, 826
  • Cobre, 567

A prorrogação também vai antecipar investimentos que seriam feitos apenas a partir de 2027.

Eventual outorga deste projeto poderá ser direcionada a investimentos de interesse público, como novos investimentos na própria malha ou em outras intervenções da malha ferroviária nacional (investimentos cruzados). Essas melhorias serão uma obrigação da concessionária.
 

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