Informações Fiol
-
Prazo:
35 Anos
-
Extensão:
537 km
-
Investimento previsto (Capex):
R$ 5,41 bilhões (Capex Corrente 2,24 bilhões e Capex Capital 3,17 bilhões)
-
Custos operacionais previstos (Opex):
R$ 13,37 bilhões
-
Taxa Interna de Retorno (TIR):
11,04%
-
Demanda (em milhões de toneladas):
18,4 em 2025, 51,9 em 2035, 52,8 em 2045 e 33,8 em 2054
-
Outorga:
R$ 30,72 milhões (valor mínimo)
-
Critério de julgamento do leilão:
maior outorga
-
Audiência Pública:
Link para AP: 10/2018
-
Empregos:
82.830 mil (diretos, indiretos e efeito renda)
O trecho objeto da subconcessão compreende o segmento ferroviário entre os municípios de Ilhéus e Caetité, ambos no estado da Bahia, também denominado como FIOL 1.
O traçado possui aproximadamente 537 km de extensão, atravessando os seguintes municípios do estado da Bahia: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.
O corredor logístico visa permitir o escoamento para o mercado externo do minério de ferro do sul da Bahia, por meio do futuro Porto de Ilhéus, além de possibilitar o transporte ferroviário de grãos do oeste baiano ao porto, em direito de passagem.
Além da FIOL 1, haverá a futura subconcessão e operação do trecho da FIOL 2, que interligará Caetité/BA a Barreiras/BA com extensão de 485 km, o qual está em construção pela Valec, e da FIOL 3, o qual está em fase de estudos e ainda será construído, entre Barreiras/BA e Figueirópolis/BA com extensão aproximada de 505 km, possibilitando a conexão da ferrovia inteira à Ferrovia Norte-Sul.
Leilão realizado no dia 08/04/2021