• Prazo:

    30 anos

  • Extensão:

    3.361,9 km

  • Investimento previsto (Capex):

    R$ 45,31 bilhões

  • Custos operacionais previstos (Opex):

    R$ 31,9 bilhões

  • Taxa Interna de Retorno (TIR):

    8,47%

  • Critério de julgamento do leilão:

    Menor tarifa 

  • Audiência Pública:

    Link para AP: 01/2021

  • Empregos:

    estimam-se 589.975 (diretos, indiretos e efeito-renda)

No projeto PR Vias a malha rodoviária do Estado do Paraná a ser concedida foi dividida em 6 (seis) lotes, com extensão total de 3.350,39 km, contendo trechos de rodovias federais e estaduais que fazem parte do programa vigente de concessões do estado do Paraná, assim como trechos atualmente sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contemplando as seguintes rodovias:

 

Rodovias

Extensão (km)

Lote 1

BR-277/373/376/476/PR e PR-418/423/427

473,01

Lote 2

BR-153/277/369/PR e PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855

604,16

Lote 3

BR-369/373/376/PR e PR-090/170/323/445

569,23

Lote 4

BR-272/369/376/PR e PR-182/272/317/323/444/862/897/986

627,54

Lote 5

BR-158/163/369/467/PR e PR-317

430,12

Lote 6

BR-163/277PR e PR-158/180/182/280/483

646,33

Os trechos rodoviários a serem concedidos apresentam grande relevância, pois englobam a interligação do Porto de Paranaguá, o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil; a Região Metropolitana de Curitiba, composta por 29 municípios e mais de 3,5 milhões de habitantes e diversas indústrias instaladas; as regiões norte e oeste do Estado do Paraná, as quais se destacam pela grande produção de produtos agrícolas; e a Ponte da Amizade na Fronteira do Brasil com o Paraguai, que constitui importante ligação com o Mercosul e está inserida em região de grande apelo comercial e turístico.

Obras – Está prevista a implantação de diversas obras, tais como duplicação, vias marginais, faixas adicionais, implantação de dispositivos de melhorias, recuperação do pavimento, manutenção e conservação da via ao longo de todo o período de concessão. A relação de todas as obras por lote está disponível no PER publicado após a Audiência Pública, no link abaixo.

Atendimento – Também está prevista a prestação de serviços aos usuários e inovações tecnológicas, por meio do Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.

Tarifas - Serão implementadas novas tecnologias para cobrança e a eventuais descontos a título de incentivo ao usuário para utilização de novas formas de cobrança. Adicionalmente, incluiu-se no projeto a isenção de pagamento da tarifa de pedágio para a categoria 11 de veículos, que inclui motocicletas, motonetas, triciclos. Além disso, foi prevista a inclusão de tarifa diferenciada entre pista simples e pista dupla, sendo a tarifa de pista dupla 40% superior ao valor da pista simples, a fim de manter a exequibilidade dos projetos da futura concessão e estar adequado às políticas públicas estabelecidas

Praças de Pedágio - As praças de pedágio estão previstas da seguinte forma: 

ID

DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO

RODOVIA

KM

NOME

UF

S03

BR-277

140,0

S. L. do Purunã

PR

S04

BR-476

191,5

Lapa

PR

S05

BR-277

165,7

Porto Amazonas

PR

S06

BR-373

216,0

Imbituva

PR

S08

BR-277

256,1

Irati

PR

Localização das praças de pedágio - Lote 1 (Fonte: Estudos de Tráfego)

ID

DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO

RODOVIA

KM

NOME

UF

S01

BR-277

60,25

São José dos Pinhais

PR

S13

PR-151

187,7

Sengés

PR

S35

BR-369

1,4

Jacarezinho

PR

S36

BR-153

5,8

Jacarezinho 2

PR

S41

PR-151

304,25

Carambeí

PR

S42

PR-151

223,4

Jaguariaíva

PR

S45

PR-092

291,1

Quatiguá

PR

Localização das praças de pedágio - Lote 2 (Fonte: Estudos de Tráfego)

ID

DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO

RODOVIA

KM

NOME

UF

S16

BR-376

289,60

Califórnia

PR

S34

PR-323

2,90

Sertaneja

PR

S37

BR-376

316,50

Ortigueira

PR

S38

BR-376

370,91

Imbaú

PR

S39

BR-376

448,70

Tibagi

PR

S40

BR-376

529,90

Witmarsum

PR

S54

PR-445

2,35

Londrina

PR

Localização das praças de pedágio - Lote 3 (Fonte: Estudos de Tráfego)

ID

DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO

RODOVIA

KM

NOME

UF

S23

BR-272

530,27

 Francisco Alves

PR

S24

PR-323

236,98

 Cianorte

PR

S25

PR-323

190,03

 Jussara

PR

S26

BR-376

58,95

 Guairaçá

PR

S30

BR-376

147,84

 Pres. Castelo Branco

PR

S31

BR-376

198,68

 Mandaguari

PR

S32

BR-369

179,3

 Arapongas

PR

S33

BR-369

126,68

 Jataizinho

PR

S46

PR-323

310,97

 Umuarama

PR

Localização das praças de pedágio - Lote 4 (Fonte: Estudos de Tráfego)

ID

DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO

RODOVIA

KM

NOME

UF

S18

BR-163

225,00

Toledo

PR

S19

BR-163

313,1

Mercedes

PR

S27

BR-369

476,43

Corbélia

PR

S28

BR-369

360,64

Campo Mourão

PR

S29

PR-317

129,69

Floresta

PR

Localização das praças de pedágio - Lote 5 (Fonte: Estudos de Tráfego)

ID

DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO

RODOVIA

KM

NOME

UF

S09

BR-277

308,29

Prudentópolis

PR

S10

BR-277

393,04

Candoi

PR

S11

BR-277

468,11

Laranjeiras do Sul

PR

S12

BR-277

571,34

Cascavel

PR

S14

PR-280

230,30

Pato Branco

PR

S15

PR-182

512,85

Ampere

PR

S17

BR-163

157,00

Lindoeste

PR

S20

BR-277

615,85

Céu Azul

PR

S21

BR-277

706,07

S. Miguel do Iguaçú

PR

Localização das praças de pedágio - Lote 6 (Fonte: Estudos de Tráfego)

Inovações - O projeto PR Vias inclui uma série de inovações. Podemos destacar:

- Desconto para Usuário Frequente (DUF)

- Desconto Básico de Tarifa (DBT): 5% de desconto na tarifa para todos os usuários do sistema automático de cobrança de pedágio

- Reclassificação tarifária:  tarifas distintas para pistas simples e dupla

- Aporte progressivo de recursos vinculados, proporcionais ao deságio oferecido, para evitar deságios excessivos no leilão

- Mecanismo de mitigação de risco de demanda

- Ponto de Parada e Descanso para Caminhoneiros (PPD)

- Implantação de Área de Escape

- Segurança Viária com a aplicação da metodologia iRap

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DOCUMENTOS DO PROJETO ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK: https://bit.ly/39uEcYs