• Prazo:

    35 Anos

  • Extensão:

    537 km

  • Investimento previsto (Capex):

    R$ 5,41 bilhões (Capex Corrente 2,24 bilhões e Capex Capital 3,17 bilhões)

  • Custos operacionais previstos (Opex):

    R$ 13,37 bilhões

  • Taxa Interna de Retorno (TIR):

    11,04%

  • Demanda (em milhões de toneladas):

    18,4 em 2025, 51,9 em 2035, 52,8 em 2045 e 33,8 em 2054

  • Outorga:

    R$ 30,72 milhões (valor mínimo)

  • Critério de julgamento do leilão:

    maior outorga

  • Audiência Pública:

    Link para AP: 10/2018

  • Empregos:

    82.830 mil (diretos, indiretos e efeito renda)

O trecho objeto da subconcessão compreende o segmento ferroviário entre os municípios de Ilhéus e Caetité, ambos no estado da Bahia, também denominado como FIOL 1.

O traçado possui aproximadamente 537 km de extensão, atravessando os seguintes municípios do estado da Bahia: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

O corredor logístico visa permitir o escoamento para o mercado externo do minério de ferro do sul da Bahia, por meio do futuro Porto de Ilhéus, além de possibilitar o transporte ferroviário de grãos do oeste baiano ao porto, em direito de passagem.

Além da FIOL 1, haverá a futura subconcessão e operação do trecho da FIOL 2, que interligará Caetité/BA a Barreiras/BA com extensão de 485 km, o qual está em construção pela Valec, e da FIOL 3, o qual está em fase de estudos e ainda será construído, entre Barreiras/BA e Figueirópolis/BA com extensão aproximada de 505 km, possibilitando a conexão da ferrovia inteira à Ferrovia Norte-Sul.

 

 

 

Leilão realizado no dia 08/04/2021

Redirecionamento