Informações BR-153-414-080-TO-GO
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Prazo:
35 anos, prorrogáveis por, no máximo, 5 (cinco) anos, diante de situações extraordinárias.
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Extensão:
850,7 km
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Investimento previsto (Capex):
R$ 7,82 bilhões
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Custos operacionais previstos (Opex):
R$ 6,21 bilhões
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Taxa Interna de Retorno (TIR):
8,47%
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Critério de julgamento do leilão:
menor tarifa (deságio limitado a 16,25%) + maior outorga
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Audiência Pública:
Link para AP: 12/2019
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Empregos:
124.827 mil (diretos, indiretos e efeito-renda)
Este sistema rodoviário é a principal ligação dos estados Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá com a Região Centro-Sul do país, compreendendo um total de 850,7 km composto pelas Rodovias BR-153/TO/GO, BR-080/GO, BR-414/GO.
Os trechos a serem concedidos são: Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis; Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu até Assunção de Goiás; Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás até Anápolis. Vale destacar que, a partir da bifurcação das BRs-153 e 080, os usuários terão a possibilidade de rota por meio da própria BR-153 ou então pelas BRs-080 e 414.
Obras – O Programa de Exploração da Rodovia (PER) inclui a duplicação obrigatória de 622,52 km, sendo 357,86 km do 3º ao 10º ano e outros 264,65 km entre o 19º e o 25º ano. Serão executados 27,58 km de faixas adicionais, 89,9 km de vias marginais, o contorno de Corumbá de Goiás, 30 novos dispositivos de interconexão em desnível, 19 passarelas de pedestres, 6 passagens inferiores, iluminação nas travessias urbanas e nas vias marginais, dentre outras melhorias.
Atendimento – Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.
Praças de Pedágio – Estão previstas nove praças de pedágio distribuídas da seguinte forma:
- BR-153/TO/GO: 7 (sete) praças
- BR-080/GO: 1 (uma) praça
- BR- 414/GO: 1 (uma) praça
Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:
- Critério híbrido de julgamento do leilão: menor tarifa + maior outorga
- Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples
- Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico
- Pontos de parada para caminhoneiros
- Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão
Notícia de aprovação do edital: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-aprova-edital-de-concessao-da-br-153-to-go-e-080-414-go
Leilão realizado em 29/04/2021
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Proponente |
Corretora |
Valor Outorga (R$) |
Valor Tarifa Pista Simples (R$) |
Deságio Tarifa (%) |
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CONSÓRCIO ECO153 (*) |
Necton Investimentos S.A. Corretora de Valores Imobiliários e Commodities |
320 milhões |
0,10218 |
16,25 |
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CCR S.A. |
Mundinvest S/A Corretora de Câmbio e Valores Imobiliários |
117 milhões |
0,10218 |
16,25 |
(*) Proponente Vencedora do Leilão