• Prazo:

    35 anos, prorrogáveis por, no máximo, 5 (cinco) anos, diante de situações extraordinárias.

  • Extensão:

    850,7 km

  • Investimento previsto (Capex):

    R$ 7,82 bilhões

  • Custos operacionais previstos (Opex):

    R$ 6,21 bilhões

  • Taxa Interna de Retorno (TIR):

    8,47%

  • Critério de julgamento do leilão:

    menor tarifa (deságio limitado a 16,25%) + maior outorga

  • Audiência Pública:

    Link para AP: 12/2019

  • Empregos:

    124.827 mil (diretos, indiretos e efeito-renda) 

Este sistema rodoviário é a principal ligação dos estados Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá com a Região Centro-Sul do país, compreendendo um total de 850,7 km composto pelas Rodovias BR-153/TO/GO, BR-080/GO, BR-414/GO. 

Os trechos a serem concedidos são: Rodovia BR-153/TO/GO, entre Aliança do Tocantins e Anápolis; Rodovia BR-080/GO, entre Uruaçu até Assunção de Goiás; Rodovia BR-414/GO, entre Assunção de Goiás até Anápolis. Vale destacar que, a partir da bifurcação das BRs-153 e 080, os usuários terão a possibilidade de rota por meio da própria BR-153 ou então pelas BRs-080 e 414.

Obras – O Programa de Exploração da Rodovia (PER) inclui a duplicação obrigatória de 622,52 km, sendo 357,86 km do 3º ao 10º ano e outros 264,65 km entre o 19º e o 25º ano. Serão executados 27,58 km de faixas adicionais, 89,9 km de vias marginais, o contorno de Corumbá de Goiás, 30 novos dispositivos de interconexão em desnível, 19 passarelas de pedestres, 6 passagens inferiores, iluminação nas travessias urbanas e nas vias marginais, dentre outras melhorias. 

Atendimento – Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.

Praças de Pedágio – Estão previstas nove praças de pedágio distribuídas da seguinte forma: 

  • BR-153/TO/GO: 7 (sete) praças
  • BR-080/GO: 1 (uma) praça
  • BR- 414/GO: 1 (uma) praça

Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:

  • Critério híbrido de julgamento do leilão: menor tarifa + maior outorga
  • Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples
  • Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico
  • Pontos de parada para caminhoneiros
  • Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão

Notícia de aprovação do edital: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-aprova-edital-de-concessao-da-br-153-to-go-e-080-414-go

 

Leilão realizado em 29/04/2021

Proponente

Corretora

Valor Outorga (R$)

Valor Tarifa Pista Simples (R$)

Deságio Tarifa (%)

CONSÓRCIO ECO153 (*)

Necton Investimentos S.A. Corretora de Valores Imobiliários e Commodities

320 milhões

0,10218

16,25

CCR S.A.

Mundinvest S/A Corretora de Câmbio e Valores Imobiliários

117 milhões

0,10218

16,25

(*) Proponente Vencedora do Leilão

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