Informações Rodovias Integradas Do Paraná
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Prazo:
30 anos
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Extensão:
3.361,9 km
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Investimento previsto (Capex):
R$ 45,31 bilhões
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Custos operacionais previstos (Opex):
R$ 31,9 bilhões
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Taxa Interna de Retorno (TIR):
8,47%
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Critério de julgamento do leilão:
Menor tarifa
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Audiência Pública:
Link para AP: 01/2021
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Empregos:
estimam-se 589.975 (diretos, indiretos e efeito-renda)
No projeto PR Vias a malha rodoviária do Estado do Paraná a ser concedida foi dividida em 6 (seis) lotes, com extensão total de 3.350,39 km, contendo trechos de rodovias federais e estaduais que fazem parte do programa vigente de concessões do estado do Paraná, assim como trechos atualmente sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contemplando as seguintes rodovias:
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Rodovias |
Extensão (km) |
Lote 1 |
BR-277/373/376/476/PR e PR-418/423/427 |
473,01 |
Lote 2 |
BR-153/277/369/PR e PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855 |
604,16 |
Lote 3 |
BR-369/373/376/PR e PR-090/170/323/445 |
569,23 |
Lote 4 |
BR-272/369/376/PR e PR-182/272/317/323/444/862/897/986 |
627,54 |
Lote 5 |
BR-158/163/369/467/PR e PR-317 |
430,12 |
Lote 6 |
BR-163/277PR e PR-158/180/182/280/483 |
646,33 |
Os trechos rodoviários a serem concedidos apresentam grande relevância, pois englobam a interligação do Porto de Paranaguá, o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil; a Região Metropolitana de Curitiba, composta por 29 municípios e mais de 3,5 milhões de habitantes e diversas indústrias instaladas; as regiões norte e oeste do Estado do Paraná, as quais se destacam pela grande produção de produtos agrícolas; e a Ponte da Amizade na Fronteira do Brasil com o Paraguai, que constitui importante ligação com o Mercosul e está inserida em região de grande apelo comercial e turístico.
Obras – Está prevista a implantação de diversas obras, tais como duplicação, vias marginais, faixas adicionais, implantação de dispositivos de melhorias, recuperação do pavimento, manutenção e conservação da via ao longo de todo o período de concessão. A relação de todas as obras por lote está disponível no PER publicado após a Audiência Pública, no link abaixo.
Atendimento – Também está prevista a prestação de serviços aos usuários e inovações tecnológicas, por meio do Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.
Tarifas - Serão implementadas novas tecnologias para cobrança e a eventuais descontos a título de incentivo ao usuário para utilização de novas formas de cobrança. Adicionalmente, incluiu-se no projeto a isenção de pagamento da tarifa de pedágio para a categoria 11 de veículos, que inclui motocicletas, motonetas, triciclos. Além disso, foi prevista a inclusão de tarifa diferenciada entre pista simples e pista dupla, sendo a tarifa de pista dupla 40% superior ao valor da pista simples, a fim de manter a exequibilidade dos projetos da futura concessão e estar adequado às políticas públicas estabelecidas
Praças de Pedágio - As praças de pedágio estão previstas da seguinte forma:
ID |
DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO |
|||
RODOVIA |
KM |
NOME |
UF |
|
S03 |
BR-277 |
140,0 |
S. L. do Purunã |
PR |
S04 |
BR-476 |
191,5 |
Lapa |
PR |
S05 |
BR-277 |
165,7 |
Porto Amazonas |
PR |
S06 |
BR-373 |
216,0 |
Imbituva |
PR |
S08 |
BR-277 |
256,1 |
Irati |
PR |
Localização das praças de pedágio - Lote 1 (Fonte: Estudos de Tráfego)
ID |
DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO |
|||
RODOVIA |
KM |
NOME |
UF |
|
S01 |
BR-277 |
60,25 |
São José dos Pinhais |
PR |
S13 |
PR-151 |
187,7 |
Sengés |
PR |
S35 |
BR-369 |
1,4 |
Jacarezinho |
PR |
S36 |
BR-153 |
5,8 |
Jacarezinho 2 |
PR |
S41 |
PR-151 |
304,25 |
Carambeí |
PR |
S42 |
PR-151 |
223,4 |
Jaguariaíva |
PR |
S45 |
PR-092 |
291,1 |
Quatiguá |
PR |
Localização das praças de pedágio - Lote 2 (Fonte: Estudos de Tráfego)
ID |
DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO |
|||
RODOVIA |
KM |
NOME |
UF |
|
S16 |
BR-376 |
289,60 |
Califórnia |
PR |
S34 |
PR-323 |
2,90 |
Sertaneja |
PR |
S37 |
BR-376 |
316,50 |
Ortigueira |
PR |
S38 |
BR-376 |
370,91 |
Imbaú |
PR |
S39 |
BR-376 |
448,70 |
Tibagi |
PR |
S40 |
BR-376 |
529,90 |
Witmarsum |
PR |
S54 |
PR-445 |
2,35 |
Londrina |
PR |
Localização das praças de pedágio - Lote 3 (Fonte: Estudos de Tráfego)
ID |
DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO |
|||
RODOVIA |
KM |
NOME |
UF |
|
S23 |
BR-272 |
530,27 |
Francisco Alves |
PR |
S24 |
PR-323 |
236,98 |
Cianorte |
PR |
S25 |
PR-323 |
190,03 |
Jussara |
PR |
S26 |
BR-376 |
58,95 |
Guairaçá |
PR |
S30 |
BR-376 |
147,84 |
Pres. Castelo Branco |
PR |
S31 |
BR-376 |
198,68 |
Mandaguari |
PR |
S32 |
BR-369 |
179,3 |
Arapongas |
PR |
S33 |
BR-369 |
126,68 |
Jataizinho |
PR |
S46 |
PR-323 |
310,97 |
Umuarama |
PR |
Localização das praças de pedágio - Lote 4 (Fonte: Estudos de Tráfego)
ID |
DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO |
|||
RODOVIA |
KM |
NOME |
UF |
|
S18 |
BR-163 |
225,00 |
Toledo |
PR |
S19 |
BR-163 |
313,1 |
Mercedes |
PR |
S27 |
BR-369 |
476,43 |
Corbélia |
PR |
S28 |
BR-369 |
360,64 |
Campo Mourão |
PR |
S29 |
PR-317 |
129,69 |
Floresta |
PR |
Localização das praças de pedágio - Lote 5 (Fonte: Estudos de Tráfego)
ID |
DESCRIÇÃO DA PRAÇA DE PEDÁGIO |
|||
RODOVIA |
KM |
NOME |
UF |
|
S09 |
BR-277 |
308,29 |
Prudentópolis |
PR |
S10 |
BR-277 |
393,04 |
Candoi |
PR |
S11 |
BR-277 |
468,11 |
Laranjeiras do Sul |
PR |
S12 |
BR-277 |
571,34 |
Cascavel |
PR |
S14 |
PR-280 |
230,30 |
Pato Branco |
PR |
S15 |
PR-182 |
512,85 |
Ampere |
PR |
S17 |
BR-163 |
157,00 |
Lindoeste |
PR |
S20 |
BR-277 |
615,85 |
Céu Azul |
PR |
S21 |
BR-277 |
706,07 |
S. Miguel do Iguaçú |
PR |
Localização das praças de pedágio - Lote 6 (Fonte: Estudos de Tráfego)
Inovações - O projeto PR Vias inclui uma série de inovações. Podemos destacar:
- Desconto para Usuário Frequente (DUF)
- Desconto Básico de Tarifa (DBT): 5% de desconto na tarifa para todos os usuários do sistema automático de cobrança de pedágio
- Reclassificação tarifária: tarifas distintas para pistas simples e dupla
- Aporte progressivo de recursos vinculados, proporcionais ao deságio oferecido, para evitar deságios excessivos no leilão
- Mecanismo de mitigação de risco de demanda
- Ponto de Parada e Descanso para Caminhoneiros (PPD)
- Implantação de Área de Escape
- Segurança Viária com a aplicação da metodologia iRap
DOCUMENTOS DO PROJETO ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK: https://bit.ly/39uEcYs