Projetos
Projetos
Aprimoramento do Sistema TRI
Processo de aprimoramento contínuo do Sistema de informações de Transporte Rodoviário Internacional de Cargas e Passageiros, visando a desburocratização, a eficiência e a segurança na pesquisa de informações de transportes.
- Enquadramento de Instrumentos: Iniciativas de Melhorias
- Objetivo estratégico associado:
R1 - Garantir níveis elevados de satisfação com o serviço de transportes terrestres regulado.
R2 - Garantir a segurança jurídica, cumprimento de contrato e efetividade da regulação.
OPG2 - Aperfeiçoar processos, normativos e marco regulatório com base em evidências, no uso intensivo de tecnologia da informação e na participação social.
Tabela 1: Etapas definidas
Etapas | Prazo | Observações |
1- Versão mobile do Sistema TRI | Janeiro/2021 | Atividade concluída |
2- Aprimoramento do Sistema | Dezembro/2024 | Em desenvolvimento. Estão sendo averiguados os documentos existentes, inseridos os que faltam e avaliada a acessibilidade no sistema junto ao público externo. Possíveis melhorias, se necessárias, serão analisadas para o aprimoramento do sistema |
Webservice MERCOSUL
O presente projeto visa mapear diretrizes em comum acordo com os países que fazem parte do Bloco MERCOSUL e demais interessados para o desenvolvimento de uma plataforma comum webservice, objetivando cada vez mais uma maior desburocratização e segurança do processo de emissão de licenças no que tange ao transporte rodoviário internacional de cargas e, posteriormente, de passageiros.
O projeto foi ajustado em comum acordo com os países do Mercosul e será desenvolvido de forma bilateral.
- Enquadramento de Instrumentos: Iniciativas de Melhorias
- Objetivo estratégico associado:
R1 - Garantir níveis elevados de satisfação com o serviço de transportes terrestres regulado.
R2 - Garantir a segurança jurídica, cumprimento de contrato e efetividade da regulação.
OPG2 - Aperfeiçoar processos, normativos e marco regulatório com base em evidências, no uso intensivo de tecnologia da informação e na participação social.
Áreas envolvidas: Apoio e participação da SUTEC (Informática), SUROC (Cargas) e SUPAS (Passageiros).
Tabela 1: Etapas a serem seguidas para a troca de informações de transporte rodoviário de cargas com o Paraguai:
Etapas | Prazo | Observações |
1 - Construir a arquitetura do sistema | Janeiro/2021 | Estão sendo realizados ajustes no sistema |
2 - Fazer testes de cargas e funcionalidade no sistema | Janeiro/2021 | Estão sendo realizados ajustes no sistema |
3 - Disponibilizar em produção | Dezembro/2024 | Em andamento. |
Tabela 2: Etapas a serem seguidas para a troca de informações de transporte rodoviário de cargas com demais países membros e associados ao Mercosul.
Etapas | Prazo | Observações |
1- Construir a arquitetura do sistema | Dezembro/2024 | A arquitetura do sistema é a mesma adotada no caso do Paraguai |
2 - Homologação do método a ser utilizado para a troca de informações | Dezembro/2024 | |
3 - Fazer testes de cargas e funcionalidade no sistema | 2024 | |
4 - Disponibilizar em produção | 2024 |
Definição de Projetos de Transporte Terrestre Internacional no âmbito do MERCOSUL
A necessidade de apresentar estudos/evidências nas propostas apresentadas para deliberação no Subgrupo de Trabalho (SGT nº 5) “Transportes” do Mercosul, integrando ações que identifiquem temas de interesse do Brasil e a harmonização de procedimentos da operação de transporte internacional em conjunto com os países que integram o bloco Mercosul, fez do presente projeto uma ação inovadora no âmbito desta ANTT.
Desta forma, busca-se o desenvolvimento do referido projeto que tem como meta principal definir, em conjunto com as unidades organizacionais, projetos de transporte ou de boas práticas regulatórias para apresentação no referido Subgrupo de Trabalho (SGT nº 5).
Os resultados esperados são inúmeros como, por exemplos, aumentar a celeridade na tomada de decisões conjuntas, tomar decisões mais assertivas e qualificadas, promover a tomada de decisões em comum acordo baseada em evidências/estudos e a maior integração entre os países.
Tais resultados fortaleceram cada vez mais a integração dos países do bloco Mercosul e ampliação cada vez mais em assegurar as boas práticas ao disciplinamento e a fiscalização da atividade de transporte internacional no setor.
Enquadramento de Instrumentos: Iniciativa de Melhorias
- Objetivo estratégico associado:
OE2 - Garantir serviços adequados de transportes terrestres, por meio da regulação e fiscalização efetivas;
OE13 - Fortalecer a regulação e fiscalização responsivas.
Áreas envolvidas: SUROC (Cargas), SUPAS (Passageiros), SUFIS (Fiscalização) e SUTEC (Informática).
Tabela 1: Etapas definidas
Etapas | Prazo | Observações |
1 - Levantamento dos temas interesses para o setor | Julho de 2024 | Em andamento |
2 - Seleção do tema prioritário em comum acordo com as áreas técnicas | Setembro de 2024 | |
3 - Desenvolvimento ou aprimoramento dos temas priorizados | Março de 2025 |
Divulgação de decisões harmonizadas entre países e boas práticas no âmbito do Transporte Rodoviário Internacional
A atividade de divulgação interna e externa de diretrizes, ações ou atividades desenvolvidas e acordadas no que tange às atividades de transporte terrestre entre os países, deve ser vista como uma ferramenta importante e eficaz, quando bem planejada.
A ampliação da divulgação do conhecimento relativo às ações e projetos desenvolvidos no âmbito do transporte internacional terrestre, proporcionando uma perspectiva abrangente ao público-alvo sobre o tema, destacando os exemplos de boas práticas e de histórias de sucesso, por meio da publicação de textos com linguagem clara e objetiva.
Assim, a ANTT, em especial a área internacional, por meio de instrumentos existentes (por exemplo: Intranet, Painéis eletrônicos de notícias, Redes Sociais e Portal da própria Agência, Sistema TRI, Fóruns e Reuniões com o setor regulado), busca o aprimoramento da divulgação das ações e atividades desenvolvidas ou acordadas entre os países, garantindo a transparência ativa da ANTT e cada vez mais a participação dos atores da cadeia para o fortalecimento do setor, observando também as diretrizes normativas em vigor de acesso à informação.
Enquadramento de Instrumentos: Iniciativa de Melhorias
- Objetivo estratégico associado: OPG3 - Garantir a transparência ativa
Áreas envolvidas: Apoio e participação da ASCOM (Comunicações), SUTEC (Informática), SUROC (Cargas), SUPAS (Passageiros) e SUFIS (Fiscalização)
Tabela 1: Etapas definidas
Etapas | Observações |
1 - Definir as informações a serem publicadas | Será feita pelo menos uma publicação semestral sobre as principais decisões harmonizadas internacionalmente e publicações pontuais referentes a demandas para as quais a ASINT é acionada. |
2 - Estabelecer as estratégias para a divulgação das decisões e ações harmonizadas entre os países, bem como de projetos ou operações que envolvam boas práticas no Transporte Rodoviário Internacional de cargas ou de passageiros | Será feita pelo menos uma publicação semestral sobre as principais decisões harmonizadas internacionalmente e publicações pontuais referentes a demandas para as quais a ASINT é acionada. |
3 - Desenvolver programas de sustentação da informação | Será feita pelo menos uma publicação semestral sobre as principais decisões harmonizadas internacionalmente e publicações pontuais referentes a demandas para as quais a ASINT é acionada. |
🌎 PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS
✔ ANTT apresenta versão mobile do Sistema TRI
✔ Novidades na página da área de atuação internacional da ANTT
✔ Reunião sobre possível cooperação entre ANTT e C-BRTA da África do Sul
✔ Visita técnica ANTT e ANTAQ na fronteira Brasil / Bolívia
✔ ANTT preside Reunião do SGT-5, impulsionando harmonização
✔ Reunião Preparatória entre Brasil e Guiana
✔ Avanços no Acordo de Transporte entre Brasil e Guiana Francesa
Levantamento, análise e a comparação das normativas do setor de transporte rodoviário internacional de cargas e de passageiros dos países com os quais o Brasil possui acordo de transporte terrestre.
✅ Relatórios Comparativos
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Relatório Parcial Comparativo (Brasil x Argentina x Venezuela)
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Relatório Parcial Comparativo (Brasil x Guiana x Guiana Francesa)
Elaboração de estudos complementares das normativas de transporte rodoviário internacional de cargas e de passageiros dos países da América do Sul, visando à harmonização legislativa no âmbito do ATIT e da CAN
✅ Relatórios de Harmonização
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Relatório de Harmonização – Volume 1 (Contextualização e Metodologia)
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Relatório de Harmonização – Volume 2 (Autorizações, Documentos de Transporte e Serviços)
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Relatório de Harmonização – Volume 3 (Seguros e Normas Técnicas)
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Relatório de Harmonização – Volume 4 (Produtos Perigosos)
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Relatório de Harmonização entre o ATIT e as normativas de transporte da CAN (Versão em português)
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Relatório de Harmonização entre o ATIT e as normativas de transporte da CAN (Versão em espanhol)
✅ Caderno de Recomendações Sanitárias
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Caderno de Recomendações Sanitárias – Fase 6 (Elaboração de Estudos Complementares)
Neste espaço serão publicados todos os estudos internacionais realizados pela ANTT.
Estudos Internacionais
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14/06/2020 20h05 Arquivo PDF