Informações Estrada de Ferro Carajás (EFC)
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Prazo:
prorrogação por mais 30 anos, a partir de 01/07/2027
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Extensão:
892 km
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Investimento previsto (Capex):
8,22 bilhões
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Custos operacionais previstos (Opex):
R$ 20,69 bilhões
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Outorga:
R$ 406 milhões
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Audiência Pública:
009/2018
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Status do projeto:
Termo aditivo assinado em 18/12/2020
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Empregos:
138.874 mil (diretos, indiretos e efeito-renda)
A Estrada de Ferro Carajás, com 892 km de extensão, liga o Porto de Itaqui, no Maranhão, às províncias minerais da Serra dos Carajás, no estado do Pará. Trata-se de uma ferrovia de alta capacidade, construída em bitola larga (1,60 m) e quase toda duplicada, tendo como principal produto transportado o minério de ferro. Em Açailândia/MA conecta-se à Ferrovia Norte-Sul Tramo Norte, o que permite que as mercadorias com origem nesta última possam acessar o Porto de Itaqui. Recentemente, foi concluído o projeto S11D, por meio do qual foram acrescentados mais 101 km de linhas à ferrovia. A Estrada de Ferro Carajás também realiza o transporte regular de passageiros entre São Luiz/MA e Parauapebas/PA, com três trens semanais em cada sentido.
Os benefícios esperados a partir da prorrogação do contrato atual, por mais 30 anos, serão a obrigatoriedade de investimentos em segurança e o aumento de capacidade.
As principais mercadorias movimentadas em 2018, em milhares de toneladas úteis, foram:
- Minério de ferro, 202.379
- Manganês, 1.137
- Ferro gusa, 461
- Combustíveis, 826
- Cobre, 567
A prorrogação também vai antecipar investimentos que seriam feitos apenas a partir de 2027.
Eventual outorga deste projeto poderá ser direcionada a investimentos de interesse público, como novos investimentos na própria malha ou em outras intervenções da malha ferroviária nacional (investimentos cruzados). Essas melhorias serão uma obrigação da concessionária.